Definição

Recuperação de Linux (recuperação de dados em Linux) é o nome dados ao conjunto de ações, executadas por empresas especializadas, com o objetivo de resgatar dados perdidos em dispositivos ou volumes contendo uma plataforma ou distribuição Linux, podendo ter danos físicos ou estrutura lógica corrompida.

Tanto os sistemas de arquivos nativos, quanto os portados para uso em uma instalação Linux (Ext2/3/4, BTRFS, ZFS, XFS, JFS, Reiser, etc.) são muito confiáveis. Eles têm ótima tolerância e reagem bem mediante falhas de hardware. O kernel gerencia de modo muito eficiente os erros de disco, principalmente, através da biblioteca libata, executando soft e hard resets, alterando timeout, dentre diversas outras ações. Essas rotinas de gerenciamento de erro, conhecidas como EH (error handler), agem em conjunto com a controladora e são destinadas a manter o sistema sempre on-line, a qualquer custo, chegando a colocar a partição root em modo somente leitura (ro) se for necessário.

Em seus filesystems, o Linux possui uma importante estrutura chamada inode, responsável por conter os índices dos objetos encontrados em uma partição. Ou seja, os inodes informam se determinado objeto é um arquivo, diretório ou link simbólico, assim como, traz informações sobre permissões de acesso, proprietário, data de criação, data de modificação, etc.

Os defeitos de hardware constituem a principal causa de perda de dados em Linux. Portanto, na maioria dos casos, o primeiro passo da recuperação em Linux consiste em analisar as falhas nas mídias de armazenamento. Durante esta etapa é cabível tomar o devido cuidado com a auto correção de certos sistemas. Por exemplo, o BTRFS e o ZFS podem fazer realocações automáticas, de modo transparente. Sem contar que ainda temos as realocações das controladoras.

Tendo em vista a robustez das distribuições GNU/Linux, somente um problema sério de hardware ou um incidente relacionado a exclusão de dados, irão torná-lo inacessível ou corrompido. É comum ver servidores Linux on-line, há mais de uma década, instalados em HDs com diversos erros reportados pelo S.M.A.R.T.

Devido as suas peculiaridades, é preciso conhecer muito bem as características dos sistemas de arquivos e das distribuições (Debian, Ubuntu, Slackware, Fedora, Red Hat, etc.) para se recuperar arquivos em Linux, de modo seguro e eficiente.

Serviço de Recuperação de Dados em Linux

O procedimento de recuperação em Linux costuma exigir intervenção humana direta e, para que seja bem sucedido, tem que ser executado por experts nestes sistemas.

Infelizmente, a grande maioria das empresas brasileiras que oferecem este tipo de serviço, sequer sabem instalar uma distribuição Linux, muito menos lidar com kernel panic, menos ainda, recuperar dados. O máximo que fazem é plagiar parte de textos do nosso site.

Para executar uma recuperação de dados Linux, de modo seguro e eficiente, a equipe precisa estar devidamente preparada para lidar com este tipo de ambiente, sabendo interpretar seus códigos de erro, analisar suas estruturas de dados (contendo blocos ou metadados corrompidos), assim como, possuir os devidos equipamentos. Desse modo, haverá condição favorável de restaurar conteúdos em qualquer distribuição ou sistema de arquivos.

A Hosco Tecnologia é a empresa brasileira que possui as melhores soluções e a melhor estrutura para recuperação de dados em Linux danificado. Seus profissionais possuem muitos anos de experiência em gestão e segurança destes ambientes e, ainda, são certificados LPI/LPIC. Portanto possuem experiência, de fato, em Linux e Unix-Like. Esta é mais uma característica que coloca a Hosco em uma posição privilegiada perante seus concorrentes.

Abrangência das Nossas Soluções para Recuperação em Linux


  • Todas distribuições (Debian, Ubuntu, Slackware, Red Hat, etc.)
  • Todos sistemas de arquvivos (Ext4, Reiser, Btrfs, Jfs, Xfs...)
  • HD (PATA, SATA, SAS, SCSI, E-SATA, etc.) com Linux danificado
  • Recuperação Linux em RAID (software|hardware) e LVM danificado
  • Recuperação de gerenciador de boot Grub com BIOS ou UEFI/GPT
  • Recuperação de gerenciador de boot LILO com BIOS ou UEFI/GPT
  • Servidor apache, samba, squid, proftp, ssh, mysql, nfs, etc.
  • Base de dados perdida em MySQL, Firebird, Postgre, Oracle...
  • Arquivos de configuração, logs, códigos fonte, entre outros
  • Reparo (pós incidente) das contas de usuários em sistema Linux
  • Partições encriptadas (dm-crypt, Truecrypt, eCryptfs e EncFs)
  • Perícia em ambientes críticos, pós incidente computacional



Top