Definição

Recuperação de LVM ou LDM (recuperação de dados em LVM) é o grupo de ações tomadas, por profissionais capacitados e devidamente equipados, com o objetivo de restaurar ou recuperar dados de um volume lógico ou disco dinâmico, danificado ou corrompido.

O gerenciador LVM (Logical Volume Manager), criado pelo engenheiro Heinz Mauelshagen, da Red Hat, provém gerenciamento de volumes lógicos no Linux. Este software permite redimensionamento de volumes, remoção e adição de discos em tempo real, suporte a RAID, entre diversas outras características. O LDM (Logical Disk Manager), da Microsoft, proveḿ gestão de discos lógicos em Windows. Este programa, também, é bastante robusto e fornece funções parecidas com o LVM, porém tem algumas limitações em relação aos filesystems suportados.

Através dos gerenciadores de volumes é possível criar um disco lógico usando um ou mais dispositivos físicos, sem a necessidade de controladoras externas, usando o poder de processamento da própria CPU. Por exemplo, 4 HDs com capacidade de terabyte podem formar um volume lógico (ou disco dinâmico) de 4TB para armazenamento de dados.

As causas mais comuns da perda de dados em volumes lógicos são problemas em um ou mais discos (HD ou SSD), causando a degradação de volumes, assim como, ou erros cometidos nas operações de gerenciamento de volumes como adição, remoção ou resize. Há também relatos de incidentes causados por bugs em plataformas que utilizam estes mapeadores de dispositivos.

Discos virtuais se corrompem com facilidade. Portanto, recomenda-se que o profissional escolhido para recuperação de arquivos nessas plataformas entenda muito bem a estrutura por trás dos volumes lógicos, assim como suas ferramentas, para que o processo ocorra de forma segura e eficaz.

Serviço de Recuperação de Dados em LVM e LDM

As ações para recuperação em Volume Lógico quase sempre necessitam de monitoração e intervenção direta, devido a fragilidade dessas subcamadas de sistema. Portanto, estas operações devem ser executadas por uma equipe que tenham absoluta ciência do que pode ser feito nestas plataformas.

É muito provável que a Hosco Tecnologia seja a única instituição nacional apta a realizar este tipo de recuperação de modo satisfatório, tendo em vista que a maioria dos concorrentes sequer sabem adicionar um novo HD a um volume lógico. Cabe ressaltar que seus profissionais são certificados LPI e já reparam dezenas de servidores com LVM.

Comportamento de Lvm ou Volume Dinâmico Danificado


  • O servidor LVM apresenta inconsistência de dados
  • A partição com a camada Lvm/Lvm2 não inicializa
  • Mensagens de erro exibidas pelo Kernel (Linux/Unix)
  • Mensagens de erro, ou tela azul, no Windows
  • Travamentos no sistema operacional com Lvm
  • Ausência de dados em um ou mais volumes
  • LVM danificada com overhead nos processos I/O



Top