Please enable JS

Ver a Saúde do HD em 3 Minutos

Criado em 05/11/2019, por Hosco Tecnologia.

Introdução

O objetivo desse documento é orientar leigos e experts a fazerem uma verificação rápida do estado de funcionamento de um HD. O procedimento explicado nesse texto é muito simples, rápido e seguro (porque não incorre em escanear setores ou blocos do HD, evitando estresse desnecessário do equipamento).

A Tecnologia SMART

A tecnologia SMART (Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology) é um subsistema interno de monitoramento presente em todos os HDs modernos.

O Gsmartcontrol é um programa que acessa as informações geradas pelo SMART, fornecendo dados sobre a saúde do HD. Existem outros programas com o mesmo propósito, mas esse possui a vantagem de ser livre e suportar vários sistemas operacionais. Basta baixar, instalar e executar, o software.

Usando Gsmartcontrol

HD Saudável

Quando o Gsmartcontrol é iniciado, ele exibe uma lista com HDS e SSDs conectados ao computador. Basta selecionar o dispositivo que deseja verificar e observar o campo basic health check. O valor PASSED indica que o estado geral de funcionamento está bom.

HD Danificado

O valor FAILED! indica que o HD deve ser substituído, imediatamente, ou enviado a uma empresa de recuperação em HD (se houver conteúdo relevante armazenado).

Considerações

É importante mencionar que o SMART não é infalível na detecção de desastres, assim como qualquer outra tecnologia de monitoramento. A melhor prevenção contra perda de dados continua sendo a prática de backups e substituição periódica das mídias de armazenamento.

#hd #SMART #recuperarhd #gsmartcontrol #hddcheck #verifyhdd