Please enable JS

RECUPERAÇÃO DE KVM/QEMU

ANÁLISE
SEGURA
Ações realizadas em ambiente controlado, por analista com longa experiência em hosts Linux usando KVM e QEMU.
TÉCNICAS
EFETIVAS
Procedimentos de recuperação executados por gestores de sistemas Unix, graduados e certificados LPI/LPIC.

INCIDENTES ATENDIDOS

DANO LÓGICO

ERRO EM FILESYSTEM

Perda de arquivos por exclusão, deleção ou corrompimento em discos virtuais (qcow, raw, etc.), incluindo guests e hosts.

DANO FÍSICO

FALHA EM DRIVE

Perda de dados por causa de danos em dispositivos de armazenamento e storages que contém volumes e repositórios.

ARQUITETURAS ATENDIDAS

A recuperação em KVM/QEMU atende todas as arquiteturas suportadas. São inclusos sistemas host baseados em Linux (Debian, Red Hat, CentOS, etc.), BSD (FreeBSD, OpenBSD, NetBSD e DragonFly) e illumos (OpenSolaris, OI, etc.).

QEMU X86

CPU x86 + QEMU

QEMU IA-64

CPU IA64 + QEMU

QEMU POWERPC

CPU PowerPC + QEMU

QEMU ARM

CPU ARM + QEMU

QEMU ESA/390

CISC ESA/390 + QEMU

KQEMU X86

CISC X86 + KQEMU

FALHAS
COMUNS

Dispositivos físicos (HDs, SSDs, etc.) que alocam máquinas guest e discos virtuais costumam apresentar problemas em menor tempo - quando comparados com arquiteturas não virtualizadas - por causa da maior demanda de I/O. Para esses casos, a perda de dados por dano físico quase sempre começa em um storage SAN, NAS ou DAS.
Em relação a perda de conteúdo por problemas em nível lógico, podemos destacar os desastres com máquinas virtuais, com arquivos qcow e com o conteúdo dentro deles. Também podemos citar a exclusão de discos virtuais e adulteração de particionamento.

Um ambiente virtualizado corrompido deve ser rapidamente desativado

SOBRE
KVM

O KVM (Kernel-based Virtual Machine) é um módulo de kernel que o transforma em um virtualizador robusto e com excelente desempenho, usado em ambientes corporativos que demandam muito processamento e alta disponibilidade. Ele é implementado em conjunto com o emulador QEMU, o qual permite operações em user-space com o KVM e, ainda, fornece toda pilha de software para virtualização em Linux.

O KVM fornece virtualização diretamente no kernel, acelerando o QEMU. Este, por outro lado, viabiliza o gerenciamento e uso do hypervisor. Nessa espécie de simbiose tecnológica, o KVM opera como um host, e o Qemu como um guest.

SOLUÇÕES
OFERECIDAS

A recuperação de KVM QEMU (recuperação de dados em hypervisor KVM e emulador QEMU) consiste em ações previamente planejadas, realizadas por equipe treinada e capacitada, para recuperar dados de discos físicos ou virtuais (qcow, qcow2, raw, etc.), danificados, em guests, hosts ou domínios em um ambiente com KVM. Em inglês, as expressões mais utilizadas para pesquisa são KVM data recovery, KVM recovery, KVM repair, QEMU data recovery, QEMU recovery, QEMU repair, qcow data recovery, qcow recovery e qcow repair

A equipe da Hosco Tecnologia é bastante requisitada para recuperar conteúdos em hypervisors com guest Unix-like por ser a única que possui muitos anos de experiência real e certificações nessas plataformas operacionais, incluindo LPI/LPIC.

As soluções de recuperação abrangem qualquer cenário degradado que utilize virtualização baseada em KVM e QEMU.

Todos os trabalhos em discos danificados são realizados em laboratório controlado e as ações são planejadas e supervisionadas por um analista de sistemas e um analista de segurança da informação.

RECOMENDAÇÕES

Qualquer tentativa de reparo em um hypervisor degradado pode agravar a perda de dados, diminuindo a probabilidade de sucesso com uma recuperação profissional ou elevando o custo deste tipo de trabalho.

Ações realizadas por pessoal não capacitado poderão causar perda definitiva de dados. Portanto, é altamente recomendado desligar, imediatamente, o storage do hypervisor, assim que for notado qualquer erro ou falha. É sempre recomendado encaminhar o equipamento para uma empresa especializada nesse tipo de recuperação.

Tel. 24h:  (11)2263-1384
Enviar uma mensagem