Please enable JS

RECUPERAÇÃO DE VOLUMES LÓGICOS

TÉCNICAS
EFETIVAS
Recuperação de dados em sistemas com LVM, executada por profissionais graduados e certificados LPI/LPIC.
ANÁLISE
SEGURA
Procedimentos não-invasivos, coordenados por um analista de segurança e realizados em laboratório controlado.

INCIDENTES ATENDIDOS

DANO FÍSICO

FALHA DE HARDWARE

Problemas de acesso ao volume por causa de dispositivos de armazenamento (HD, SSD, etc.) ou controladoras, danificados.

DANO LÓGICO

ERRO EM FILESYSTEM

Volume lógico corrompido ou arquivos perdidos, por causa de problema em nível de sistema, decorrente de erro humano.

SISTEMAS RECUPERADOS

A recuperação em volumes lógicos contempla arquiteturas de storage NAS (Network-Attached Storage), SAN (Storage Area Network) e DAS (Direct Attached), contendo sistemas Linux e Unix.

DEBIAN

Kali, Knoppix, MX, etc.

UBUNTU

Mint, Zorin, entre outras

RED HAT

Red Hat Enterprise, etc.

FEDORA

CentOS, Oracle Linux, etc.

SLACKWARE

Vector, Zenwalk, etc.

SUSE LINUX

Enterprise e openSUSE

HP-UX

Unix HP-UX 9.0 à 11i v3

IBM AIX

Unix AIX v3.0 à v7.2

SINTOMAS COMUNS EM
VOLUME DANIFICADO

Da perspectiva do administrador, a detecção de erros em volumes lógicos baseia-se, principalmente, nos alertas emitidos pelo kernel e logs de sistema. Nos casos de problemas em discos físicos serão exibidas mensagens da erro geradas pelo libata e, consequentemente, os logs de sistema mostrarão inconsistências nos dispositivos virtuais. Os utilitários lvm1 ou lvm2 irão relatar ausência ou corrupção de elementos.

Os usuários - que têm acesso transparente ao volume - irão relatar lentidão e travamentos nos gestores de arquivos (Windows Explorer, GNOME Files, entre outros), assim como, ausência ou corrompimento de dados no servidor em questão.

Um volume que apresente qualquer destes sinais deve ser rapidamente desligado

CONCEITOS
BÁSICOS

O pacote LVM (Logical Volume Manager), criado pelo engenheiro Heinz Mauelshagen, da Red Hat, contém um conjunto de programas para implementação de volumes virtuais em sistemas Unix-like. Eles possibilitam criação e redimensionamento dos volumes, remoção e adição de HDs em tempo real, snapshots, similaridades e integração com RAID, entre outras características. É possível listar atributos de volumes lógicos, seus dispositivos e seus grupos, através dos comandos lvdisplay, pvdisplay e vgdisplay.

Através dos gerenciadores de volumes é possível criar um disco lógico usando um ou mais dispositivos físicos, sem a necessidade de controladoras externas, usando o poder de processamento da própria CPU. Por exemplo, 4 HDs com capacidade de um terabyte podem formar um volume lógico de 4TB.

As causas mais comuns da perda de dados em volumes lógicos são problemas em um ou mais discos (HD ou SSD), causando a degradação de volumes, assim como erros humanos cometidos nas operações de gerenciamento de volumes (adição, remoção, resizing, provisionamento, etc.). Há, também, relatos de incidentes causados por alguns bugs em plataformas que utilizam estes mapeadores de dispositivos.

SOLUÇÕES
OFERECIDAS

Recuperação de LVM (recuperação de dados em volumes lógicos) é o grupo de ações tomadas, por profissionais capacitados e devidamente equipados, com o objetivo de restaurar ou recuperar dados de um volume lógico inacessível, danificado ou corrompido. Em inglês, os termos equivalentes mais utilizados para pesquisa são LVM data recovery, LVM recovery e LVM repair.

A Hosco Tecnologia é a única empresa nacional capaz de realizar este tipo de recuperação com excelência. Sua equipe é composta de certificados LPI/LPIC, que entendem muito bem a estrutura por trás de um ambiente em LVM. Além disso, há um longo histórico real em implementação, administração e proteção nessas arquiteturas, influenciando nos excelentes resultados obtidos ao reparar dados perdidos em servidores com essas tecnologias de armazenamento.

Ainda, os trabalhos de são realizados com as ferramentas apropriadas, de modo seguro e programado, dentro de laboratório controlado - com os devidos equipamentos para manuseio de HDs danificados.

RECOMENDAÇÕES

Toda e qualquer tentativa de ativação, resizing e montagem, em LVM com problemas, irá agravar o cenário, diminuindo a probabilidade de recuperação e elevando o custo do trabalho.

Ações executadas por pessoal não capacitado podem levar a perda definitiva de dados. Portanto, é altamente recomendado desligar, imediatamente, os dispositivos do volume, assim que for notado qualquer erro ou falha. É sempre recomendado encaminhar o equipamento para uma empresa especializada em recuperar storages com LVM.

Tel. 24h:  (11)2263-1384
Enviar uma mensagem