Please enable JS

RECUPERAÇÃO DE XEN

ANÁLISE
SEGURA
Análise não-invasiva (realizada por analista de segurança, em laboratório controlado) preservando os dispositivos.
TÉCNICAS
EFETIVAS
Recuperação de dados em virtualizador Xen, XenServer e XCP, através de equipe graduada, certificada e experiente.

PLATAFORMAS ATENDIDAS

OPEN SOURCE

SOFTWARE ABERTO

Implementação livre e gratuita do projeto Xen, tendo como representante o Xen Cloud Platform (baseado no XenServer).

COMERCIAL

SOFTWARE FECHADO

Soluções pagas baseadas no projeto Xen, destacando-se o poderoso XenServer, da Citrix, e o VM Server x86/Sparcs (da Oracle).

PRODUTOS RECUPERADOS

O trabalho abrange guests (Dom0) com storages danificados, hosts (DomU) inacessíveis, Xencenter e discos virtuais corrompidos, etc., incluindo sistemas baseados em Unix e Windows.

XENSERVER

Hypervisor Xen da Citrix

XCP/XCP-NG

Baseado no XenServer

OVM FOR X86

Oracle VM Server x86

OVM FOR SPARCS

Oracle VM Server sparcs

VIRTUAL IRON

Adquirido pela Oracle

FUSIONSPHERE

Virtualizador da Huawei

PROBLEMAS
FREQUENTES

Ambientes virtualizados tendem a causar desgaste acentuado nos drives de armazenamento (HDs, SSDs, etc.) dos storages (NAS e SAN) ao qual estão guardados suas máquinas e discos virtuais. Por isso a perda de arquivos por motivo de falha física em plataformas de virtualização quase sempre começa em um storage remoto.
Em relação aos desastres de nível lógico: são comuns a exclusão de máquinas virtuais e deleção de arquivos. Embora seja menos frequente (por causa das restrições de permissão), a remoção ou adulteração de discos virtuais também pode ocorrer.

Um hypervisor que sofreu perda de dados deve ser rapidamente desligado

CONCEITOS
BÁSICOS

O projeto Xen é uma poderosa plataforma de hypervisor tipo 1 (acesso direto ao hardware) amplamente usada em grandes soluções de virtualização ao redor do mundo, cujo sistema dom0 (máquina de gerenciamento do Xen) é baseado em Linux ou Unix BSD. Para os sitemas convidados usa-se a terminologia DomU.

As máquinas virtuais guest podem rodar em modo HVM (hardware virtual machine) com drivers diretos ou paravirtualizados. Também há paravirtualização com emulação total de hardware (PVHVM), suporte a container HVM (PVH), entre outros.

Atualmente, o Xen tem sido uma solução muito comum para provisionamento de recursos VPS (virtual private server), utilizado por grandes empresas de hospedagem, como a IBM, Amazon, etc., incluindo soluções de armazenamento em nuvem.

SOLUÇÕES
OFERECIDAS

Recuperação de Xen (recuperação de dados em Xen) é o conjunto de ações, previamente planejadas, executadas por profissionais capacitados e devidamente equipados, para recuperar dados de discos e máquinas, danificados ou corrompidos, pertencentes a guests ou hosts em um ambiente Xen, XenServer ou XCP. Em inglês, os termos equivalentes mais utilizados para pesquisa são Xen data recovery, Xen recovery e Xen repair.

A Hosco Tecnologia é muito solicitada para recuperar dados em Xen porque sua equipe é a única, de recuperação, que possui certificações em Linux e Unix. Os principais hypervisors, principalmente os bare-metal tipo-1, são baseados completamente em Unix-like.

As soluções de reparo contemplam qualquer cenário degradado que utilize virtualização baseada no projeto Xen.

Todos os trabalhos são realizados com ferramentas apropriadas, de modo seguro e programado, dentro de laboratório controlado. Também são usados os devidos equipamentos para manuseio de discos danificados.

RECOMENDAÇÕES

Tentativas de reparo em ambientes Xen degradados, executadas fora de uma empresa especializada, tendem agravar o dano, diminuir a probabilidade de recuperação e elevar o custo do trabalho.

Ações realizadas por pessoal não capacitado poderão causar perda definitiva de dados. Portanto, é altamente recomendado desligar, imediatamente, o storage do hypervisor, assim que for notado qualquer erro ou falha. É sempre recomendado encaminhar o equipamento para uma empresa especializada nesse tipo de recuperação.